quinta-feira, 30 de junho de 2011

Brinquedotecas hospitalares

A Brinquedoteca Hospitalar é um espaço destinado ao desenvolvimento da criatividade da criança e do jovem, a partir dos brinquedos.
ž 
žAlém de ser um espaço onde o paciente possa interagir com outras crianças e expressar seus sentimentos juntamente com a equipe médica e com seus familiares.
 
Com uma estrutura bem adequada, a brinquedoteca só tem a trazer benefícios nos hospitais, tanto para o sujeito internado e sua família, quanto para os médicos e equipe. 

A recreação é necessária para que a criança continue a exercer suas habilidades, como focalização de olhar, coordenação dos movimentos, desenvolvimento das sensibilidades táteis e sensoriais, para que possa expressar-se e interagir com o meio que a cerca.  A recreação apresenta ainda uma importante contribuição para a diminuição do estado de ansiedade e angústia. Deve-se ter o cuidado de a televisão não ocupar, na medida do possível, o papel da recreação, mantendo-a desta forma ligada somente nos horários de programas infantis.

Nesse espaço tão dinâmico e alegre o paciente brinca, se diverte, aprende e se distraí esquecendo por alguns minutos o que ele não esquecerá por uma vida.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário